Ou o real significado da expressão costa-riquenha “Pura Vida”

Há muitas praias e belas florestas no mundo. Poucos lugares, porém, tem o que a Costa Rica tem. Aí está um lugar para você testar os limites do seu “eu aventureiro” e, logo em seguida, recompensá-lo com sublimes momentos de relaxamento. Não é à toa que lema do lugar é “pura vida”, o que expressa perfeitamente seu estilo ao mesmo tempo alegre e sossegado.

Situado na base da costa caribenha da Costa Rica está um dos lugares mais famosos para a celebração da pura vida: a pequena Puerto Viejo de Talamanca. Essa aconchegante comunidade, composta em grande parte por americanos expatriados, é bem o que se imagina do encontro entre o mar do Caribe e a floresta tropical (e alguns gostosos restaurantes…). A praia principal tem areias brancas e finas, enquanto ao norte, há pequenos trechos de areia negra vulcânica – linda de ser ver ainda que difícil de pisar nos dias de muito sol.

Não muito longe de Puerto Viejo, encontra-se o refúgio de vida selvagem Manzanillo com cerca 10mil hectares. Aí, apenas esticando o pescoço, é possível ver hordas de macacos-prego nas árvores. Já na direção dos pés, há trilhas estranhamente bonitas de formigas transportando folhas pelo solo, enquanto borboletas azuis gigantes passam “borboletando” logo ao lado. Uma boa câmera é essencial aqui.

 

Qualquer visita à Costa Rica precisa incluir uma parada na região do Vulcão Arenal, considerado um dos vulcões ativos mais impressionantes do mundo. A cidade de La Fortuna próxima ao vulcão é uma graça, mas a grande atração aqui é a oportunidade de caminhar ou pedalar pela paisagem incrivelmente verde. O governo federal aprovou, em 1952, uma lei que declara como parques nacionais todas as áreas num raio de 2km dos vulcões, e a Costa Rica faz um ótimo trabalho na proteção dessas terras. É possível também explorar os vales em forma de cânions fazendo rapel, rafting ou escalada antes de mergulhar numa bela piscina de águas termais para relaxar os músculos.

Monteverde, perto da costa do Pacífico, é outra área maravilhosa do país que abriga a famosa Reserva Bosque Nebuloso de Santa Elena. Ao viajar para a Costa Rica com a GoLocal, pode-se adquirir o “combo adrenalina”, um extra muito popular que inclui atividades como tirolesa e rapel, que te fazem sentir em casa entre árvores.

E como se já não bastasse, a Costa Rica abriga também o Parque Nacional Manuel Antonio, uma Meca da natureza intocada. Suas praias escondidas são um espetáculo em si e merecem um bom tempo e muita concentração. Mas se ainda não estiver cansado, dá para chegar ao limite com mais caminhada, surf ou caiaque, até finalmente concluir que uma vida é pouco para tudo o que tem para viver na Costa Rica.

 

 

Tradução livre do texto original de Jason Allen.