fbpx

Duração

2 horas

Tipo de Atividade

Passeio e Oficina

Aventura para

1 ou mais pessoas

Preço

R$ 60/pessoa

  Local: Aracruz/ES

Valor:  R$ 60 por pessoa

Grupo mínimo: não

Descrição da experiência:

Na aldeia Tupiniquim Areal, as atividades começam com as primeiras luzes do dia. Dona Zilma e o marido, Seu Jonas, criam cinco diferentes variedades de abelhas, algumas nativas e sem ferrão. As abelhas trabalham fora pela manhã e por isso deixam o tempo aos criadores para as atividades de manutenção do apiário e extração do mel.

Nesta surpreendente jornada, você poderá acompanhar o casal em um passeio visitando as cinco colônias de abelhas, aprender sobre as diferenças entre elas e sobre a atividade de produção do mel. Além disso, poderá manusear você mesmo as caixas, devidamente protegido com a roupa de apicultor.

Poderá então experimentar o favo, sugando o mel diretamente da estrutura de cera construída pelas abelhas (reaproveitado para produção de velas e pomadas medicinais). Ao final do passeio, será presenteado com uma garrafinha do mel de Dona Zilma, levando assim um pedacinho da sua experiência para casa.

Os tupiniquins são um grupo indígena da família linguística tupi-guarani, pertencente ao tronco tupi. No século XVI, já habitavam a costa do Espírito Santo e do sul da Bahia. Dados da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) informam que em 2010 havia uma população de 2.630 tupiniquins vivendo no Espírito Santo (no município de Aracruz e nas áreas indígenas Tupiniquim, Caieiras Velhas II e Comboios).

Hoje em dia, os tupiniquins falam principalmente o português. As famílias possuem seus próprios terrenos e cultivam neles mandioca, feijão e milho. Existem também terrenos que cultivados coletivamente. O cultivo de hortas e de árvores frutíferas, a pesca e a coleta de mariscos também são atividades praticadas por esses índios. O artesanato produzido depende da coleta de cipós e de madeiras. Com eles, fazem gamelas, peneiras, cestos e remos.

 

 

 

[vsgmap address=”Aracruz, Espírito Santo”]

 

Salvar

Termos e condições
compartilhe@golocal.com.br

(21) 3798-5467

(21) 99917-5688

Cadastro Embratur
19.086665.10.0001-7

NEWSGROUP

Scroll Up