Com praias pedregosas e de areia, a Croácia é o point perfeito para um mergulho cênico por Maryam Siddigi

 

Com mais de 1.200 ilhas espalhadas por sua costa, a Croácia tem tanto praias mundialmente famosas como outras bem escondidas, conhecidas apenas pelos moradores locais.

Apesar das tantas atrações desse pitoresco país do sul da Europa, uma viagem para lá não estaria completa sem algum tempo na praia. Mas quais são aquelas que realmente valem a pena conhecer? Que bom que perguntou. Aí vai um guia para maximizar a qualidade do seu tempo ao sol na estupenda costa Dalmácia.

(Quando for colocar o filtro solar na bolsa, porque vai com certeza precisar dele, lembre-se: as praias de areia são poucas na Croácia. A maioria é feita de pedras ou seixos e entrar e sair da água pode ser cansativo para os pés. Então, não se esqueça de levar chinelos bem confortáveis. A vantagem? Você não ficará com o corpo coberto de areia pelo resto do dia!)

 

Zlatni Rat, ilha de Brač 

Esta é a praia mais famosa do país (e a foto de capa desse post). É longa, um pouco triangular, e sua área seca muda de forma dependendo da maré. Espere encontrar muitos outros banhistas, mas nada que te empeça de curtir o lugar. Os locais aproveitaram a popularidade da praia para o benefício dos turistas. Há muitas espreguiçadeiras e guarda-sóis e uma impressionante variedade de comida e bebida. Se precisar de uma pausa do sol, a cidade de Bol é a uma curta caminhada de distância. Ali, há um pequeno mercado de agricultores, lojas de souvenirs e uma sala de degustação da Stina, uma das vinícolas mais conhecidas do país.

A água de Duga Cove é cristalina.

 

Duga Cove, ilha Čiovo

Embora não seja tão famosa quanto outras ilhas da Dalmácia, a Čiovo não carece de charme. Ela é conectada por ponte a Trogir, uma pequena ilha só para pedestres listada como Patrimônio Mundial da UNESCO, e tem uma vibrante cultura praiana. Duga Cove pode ser acessada pelo caminho ao lado do restaurante Konoba Duga, um ótimo lugar para almoçar antes ou depois de nadar na água inacreditavelmente cristalina. Se estiver se sentindo chique e preferir uma experiência mais luxuosa no Mediterrâneo, o Laginini Beach Club está logo atrás da esquina e tem um ótimo espaço sobre o rochedo para esticar a toalha.

 

Stiniva Cove, ilha Vis

Vis é uma das ilhas recentemente abertas ao turismo na Croácia, o que significa que suas características e modos de vida estão bem preservados. Isto é especialmente verdade na intocada Stiniva Cove, aonde só se chega de barco ou a pé pelas montanhas, ou seja, você deverá encontrar pouca gente na praia. Os penhascos imponentes em ambos os lados dão a sensação de estar numa praia realmente escondida. As deslumbrantes águas azuis são calmas e a presença de um minúsculo bar rústico à beira-mar permite que todas as suas necessidades pós-natação podem ser satisfeitas no local.

O pôr do sol sobre Split. Foto cedida por Connie M.

 

Praia Baćvice, Split

Esta é uma das poucas praias arenosas da Croácia e fica apenas a uma curta caminhada do Palácio de Diocleciano. Durante o dia, ela atrai moradores e turistas que vêm se refrescar na água. À noite, Baćvice assume uma atmosfera festiva, com bares à beira-mar e discotecas em alto volume. Durante o verão, a praia é palco de festivais de música como o Split Beach.

 

Betina Cave, Dubrovnik

É preciso pegar um barco ou alugar um caiaque para chegar à praia de Betina Cave. Um verdadeiro oásis longe do burburinho de Dubrovnik no verão, esta praia isolada não tem infraestrutura, o que significa que você terá que levar sua própria comida e bebida (não esqueça de muita água potável), mas a serenidade encontrada aqui faz tudo valer a pena. É como se os deslumbrantes tons azuis e verdes do Adriático fossem sua própria e imensa piscina.

Chegando la

Viva a vida na Croácia e conheça de perto algumas das belas praias do país.

 

Tradução livre do texto original de Maryam Siddigi