O especialista Stuart Darnely explica porque qualquer hora é a melhor hora para explorar esse laboratório da natureza – As Ilhas Galápagos

As pessoas muitas vezes perguntam, “Qual a melhor época para visitar Galápagos?” A resposta é, de verdade, em qualquer época. Graças à sua localização no equador, as temperaturas do ar e da água não variam muito, o que significa que esse espetacular arquipélago pode ser visitado o ano todo. A única recomendação é planejar sua aventura com foco no que deseja realmente ver e fazer.

Um jovem leão do mar nas praias de Floreana

De dezembro até maio é a estação mais quente, o melhor período para mergulhar e nadar pois as temperaturas de água são mais altas, por volta de 25° C. Esses costumam ser também os melhores meses para a visibilidade submarina. Por ser verão, o sol pode se tornar bem intenso, então não esqueça de levar um chapéu, protetor solar e óculos de sol.

Uma tartaruga de Galápagos.

Galápagos tem uma incrível vida silvestre. Ela está por toda parte e, no verão, os viajantes com sortes conseguem observá-la à vontade. Algumas das criaturas favoritas são os bebês leões marinhos que passeiam com seus pais nas lagoas rasas ao redor das ilhas ou descansam nos bancos das praças na vila. Outros animais visíveis nessa época são as tartarugas marinhas e seus filhotes, as aves biguás que lá são grandes demais para voar, atobás e flamingos na época de reprodução. Fique atento também aos iguanas marinhos em busca de parceiros e aos ninhos do peculiar albatroz de Galápagos.

A cereja do bolo são as rápidas, mas intensas e refrescantes chuvas ocasionais. Ou seja, a estação quente é perfeita para uma visita.

De junho a novembro é a estação mais fria em Galápagos, quando a Corrente Humboldt viaja pela costa da América do Sul trazendo um clima mais fresco. A abundância de peixes do sul sinaliza a chegada dos albatrozes à Ilha Espanola em junho. Os tímidos pinguins também são mais visíveis nessa estação, e quem não quer ver os pinguins?

Atobás de pés azuis na Ilha Isabella.

Há benefícios em viajar para Galápagos em qualquer época do ano pois, afinal, as temperaturas ficam sempre por volta de 25°C. Seja lá quando decidir embarcar nessa jornada, com certeza será o momento certo para você. E será uma aventura inesquecível não importa o período do ano.

A GoLocal te leva a Galápagos da melhor maneira possível: com impacto positivo sobre as espécies e comunidades das ilhas. Confira!

 

Tradução livre do texto original de Stuart Darnely