A Turiarte foi constituída em maio 2015, por 70 homens e mulheres de sete comunidades do Rio Arapiuns, no município de Santarém, Pará.

Nossa missão é promover a melhoria da qualidade de vida e a autonomia das comunidades da floresta, desenvolvendo um turismo ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso e fomentando a produção e comercialização de artefatos artesanais da floresta, que agreguem matéria-prima extraída de forma sustentável, conhecimento tradicional, identidade cultural, habilidade manual e criatividade.

Reconhecemos a centralidade da comunidade local e o seu direito em ser protagonista na propriedade e na gestão de seus empreendimentos.

Incorporamos os conceitos fundamentais da economia solidária: autogestão, solidariedade, cooperação.

Estamos preocupado em maximizar os benefícios para as comunidades locais, minimizando os impactos sociais e ambientais e promovendo a preservação da cultura e do ambiente natural.

A Turiarte oferece roteiros individuais e em grupo de turismo de base comunitária na região do Tapajós, saindo de Alter do Chão ou Santarém e gerência duas pousadas comunitárias no rio Arapiuns.

A cooperativa também comercializa o artesanato da floresta produzido por suas cooperadas. Contamos atualmente com um catálogo de artigos em fibra de tucumã, tingidos com pigmentos naturais da região.

Saiba mais:

http://turiarteamazonia.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/turiarteamazonia/