A comunidade de Monte Alegre localiza-se na zona rural de Cachoeiro de Itapemirim. Suas raízes culturais foram formadas por negros supostamente originários de Angola e escravizados nas Fazendas do entorno na segunda metade do século XIX.

A permanência das comunidades quilombolas no meio rural tem sido um grande desafio. O Grupo Bicho do Mato foi criado em 2004 para promover e coordenar atividades de geração e distribuição de renda ligadas a preservação da cultura e do meio ambiente. O ecoturismo e o turismo étnico são fatores importante dessa estratégia.

A comunidade faz limite com a Floresta Nacional de Pacotuba e encontra-se no coração de um dos microcorredores ecológicos mais biodiversos do Estado.

As trilhas guiadas e interpretadas sob as referências culturais locais oferecem oportunidades únicas de vivência da paisagem.

Em Monte Alegre, importantes elementos culturais são preservados e apresentados aos visitantes: o caxambu (dança afrobrasileira), a história oral, a gastronomia (angu de banana verde, feijoada, abóbora com carne-seca) e o uso de plantas com propriedades medicinais.

A comunidade quilombola de Monte Alegre tem grande satisfação em receber todo esse patrimônio cultural e natural com seus visitantes!

Saiba mais:

http://comunidadequilombolademontealegre.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/ComunidadeQuilombolaDeMonteAlegreBichoDoMato/