A Pousada Uacari, fundada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, é pioneira em Ecoturismo de Base Comunitária na Amazônia brasileira. Localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, próxima à confluência dos rios Solimões e Japurá, foi idealizada como fonte de complementação de renda para a população local, contribuindo com a distribuição dos benefícios e diminuindo as diferenças sociais. Desde 1998, a Pousada Uacari já gerou mais de R$2 milhões em recursos às comunidades e movimentou substancialmente a economia local.

Atualmente 10 comunidades rurais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá participam das atividades de turismo da Pousada Uacari. A principal parceira da Pousada é a Associação de Auxiliares e Guias de Ecoturismo do Mamirauá (AAGEMAM), uma associação comunitária que organiza a prestação de serviços e gerencia toda a operação de campo da Pousada.

Os atrativos da Pousada Uacari são baseados em três segmentos: observação de vida selvagem e conhecimento sobre a cultura local e as pesquisas que ocorrem na região.

As principais atividades desenvolvidas são passeios de canoa (nos principais canais e na floresta, quando está alagada), caminhadas em trilhas (na época de seca), passeios em canoas motorizadas, visitas nas comunidades e palestras. Para quem deseja algo mais privativo, há pacotes especiais de fotografia, observação de aves e o ecoturismo científico de observação de onça-pintada.

Saiba mais:

http://uakarilodge.com.br/

https://www.facebook.com/Pousada-Uacari-Uakari-Lodge-Reserva-Mamirau%C3%A1-173964792656443/